
É de grande importância assegurar a eliminação das sujeiras e resíduos, tanto das visíveis quanto das invisíveis, que estão presentes em nossa casa e que colocam em risco a saúde de todos. Além dos diversos produtos químicos que nos ajudam tanto na limpeza e desinfecção, tão importantes para a higienização do ambiente, não devemos nos esquecer também dos utensílios destinados para este fim. A escolha dos materiais, ferramentas e equipamentos auxiliares adequados proporcionam uma limpeza mais rente, eficiente e segura, facilitando em muito a vida do usuário.
Atualmente, é possível encontrar uma gama enorme de fabricantes e marcas de utensílios de limpeza dos mais diversos tipos que variam desde os mais comuns como: balde, palha de aço, flanela, vassoura, lixeira, saco de lixo, luvas, pá, escova, até os mais inusitados como vassouras elétricas e específicas para tetos e calhas.
Fabricados com técnicas e materiais dos mais variados tipos, os utensílios de limpeza de hoje visam muito mais do que a qualidade e durabilidade. Elas são fabricadas e desenhadas para obterem um melhor desempenho e oferecem uma maior ergonomia e beleza, podendo ser encarada também como um objeto decorativo.
Quais tipos de utensílios de limpeza existem no mercado:
O setor de utensílios para limpeza é amplo, podendo ser divididos apenas para questão de classificação em: - Para chão: pano, flanela, vassoura (manual, elétrica, especiais), rodo, kit para polir, etc.
- De armazenamento: lixeiras, sacos de lixo, baldes...
- Proteção: luvas
- Para limpezas de móveis e objetos: espanador, flanela...
- Para banheiro/cozinha: desentupidor de pia ou privada, escova, entre outros.
- Diversos: cordas de nylon, pá, cabo extensor, ratoeira adesiva, etc.
|
Como os utensílios de limpeza devem ser guardados?
Os utensílios de limpeza devem ser guardados em recipientes, de preferência, feitos de material não combustível e devem ser mantidos em locais específicos para esta finalidade. Evite deixar os equipamentos espalhados pela casa, o que pode causar acidentes e até mesmo colaborar para a disseminação de sujeiras e resíduos presentes nos utensílios. |
Como escolher o equipamento adequado?
Fique atento a aspectos do utensílio como acabamento, durabilidade, ergonomia, peso e principalmente o material empregado, já que é importante ser respeitado a integridade das superfícies a serem limpas. Não se esqueça sempre de pedir a nota fiscal da compra e verificar a garantia do produto. |
Como deve ser feita a higienização dos utensílios?
Os equipamentos de limpeza devem ser convenientemente limpos antes do início de qualquer trabalho e também logo depois do uso, dependendo do tipo de uso, claro. Evitando assim que os utensílios juntem poeira ou crostas, ou até mesmo ajudem a espalhar a sujeira pela casa, permitindo a recontaminação. Utensílios usados no banheiro como escovas, panos e esponjas, devem ser utilizados somente neste ambiente, evitando usar o mesmo em outros locais, como a cozinha por exemplo. |
Quais são os outros processos necessários para se manter uma limpeza eficiente?
Além do uso dos utensílios e produtos de limpezas adequados, para garantir uma limpeza eficiente, é preciso ficar a atento à rotina de limpeza como: - Manter os recipientes apropriados sempre tampados ou ensacados.
- Remover o lixo diariamente.
- Acondicionar os utensílios de limpeza em um local específico para isso.
- Sempre efetuar a limpeza dos utensílios de limpeza.
- Limpe a casa periodicamente, de acordo com a necessidade.
- A manutenção da limpeza deve ser constante.
|